Setores mais tradicionais e menos especulativos redesenham panorama de investimentos e a HTMG está atenta a essa grande rotação comercial no mundo

O mundo dos investimentos está passando por uma transformação significativa, marcada por um fenômeno que o mercado denominou como “Grande Rotação Comercial”. Neste contexto, investidores estão num movimento de se distanciar dos gigantes da Inteligência Artificial (IA) e fazem um caminho menos evidente ao direcionar seus recursos para setores públicos e imóveis, entre outros.

A High Technology and Materials Group (HTMG), líder em fornecer soluções inovadoras em componentes e materiais de alto desempenho para a indústria, que está atenta a este movimento, verificou que houve uma onda especulativa intensa no último trimestre, com uma mudança notável na qual os investidores estão começando a desviar seu foco das ações das gigantes da tecnologia para setores que, à primeira vista, parecem menos dinâmicos, mas que têm mostrado um desempenho sólido.

Essa mudança pode ser atribuída a várias razões. A primeira delas é a crescente percepção de que as avaliações das ações de tecnologia estavam inflacionadas, levando os investidores a reconsiderar suas estratégias. Em segundo lugar, há uma maior conscientização dos riscos associados a um setor que pode ser suscetível a mudanças regulatórias e a rápidas mudanças no cenário competitivo.

Uma publicação da Bloomberg, por exemplo, apontou que um aumento de sete vezes nas ações da Nvidia Corpo, desde o lançamento do ChatGPT no final de 2022, ajudou a impulsionar um rali liderado por megacaps ao redor do mundo. Mas atualmente há uma busca por novos negócios. Setores de serviços públicos e imobiliárias vêm registrando performance notável, refletindo a busca por investidores por ativos mais seguros e previsíveis.

Mas isso não significa que os investidores abandonaram o apetite por IA. De acordo com o Goldman Sachs, de todos os setores que aumentarão seus ganhos usando a IA para ter maior produtividade e redução de custos, das 50 empresas listadas com ações do Business Insider, apenas 13 estão fora do setor de tecnologia e nesse momento o interesse maior é em empresas que constroem infraestrutura de IA nos setores de semicondutores, data centers, redes, nuvem e segurança. Estas empresas lançam as bases para a IA conceber circuitos integrados, fabricar chips e unidades de memória, operar centros de dados que alimentam modelos de IA, armazenar dados ou fornecer eletricidade.

Há ainda que considerar as empresas que podem colocar IA nos seus produtos para aumentar as vendas e as que podem potencialmente desfrutar de ganhos de produtividade após a adoção da IA.

A HTMG está atenta a essa Grande Rotação Comercial e o panorama de investimentos, bem como à evolução do comportamento do mercado dinâmico e multifacetado, no qual a busca por estabilidade e valor a longo prazo está se tornando uma prioridade.

 

Fale conosco no WhatsApp
+55 (19) 98118-0745