Os primeiros dispositivos geradores de raios Laser, (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation) datam do início dos anos 70. Desde então, vários materiais foram utilizados para geração de raios Laser, como cristais e rubis, gases como hélio, neon, nitrogênio, dióxido de carbono, argônio, líquidos e posteriormente semicondutores com o avanço da microeletrônica. Os emissores de Laser baseados em semicondutores são geralmente construídos com materiais como Arseneto de Gálio e são denominados Diodos Laser, que atualmente são um dos mais utilizados na indústria. As principais características que tornam interessante a utilização deste tipo de energia eletromagnética são suas propriedades específicas: monocromática, coerente e colimada. Dentre suas principais vantagens estão seu tamanho miniaturizado, fácil manuseio, utilização de baixa tensão e corrente elétrica como fonte de excitação, que resulta em baixo consumo de energia.


Os Diodos Laser apresentam uma variedade de aplicações e são muito utilizados emdiversas áreas, sendo que a área médica (estética, fisioterápica, odontológica e cirúrgica), por conta da crescente utilização de fontes de luz para interação com tecidos vivos, é uma das que mais utilizam desta tecnologia. Cada aplicação demanda requisitos técnicos adequados, em razão de cada tipo de Laser gerar fótons com diferentes frequências, que possuem um comprimento de onda associado, cuja energia é absorvida de diferentes formas pelos vários tipos de tecido do corpo, o que possibilita a realização de diversos tratamentos e diagnósticos. Ademais, existem fatores, baseados em estudos científicos, como diâmetro, distância focal, potência e tempo de exposição, que também devem ser levados em consideração nas utilizações clínicas.
Uma das classificações do laser é por sua potência, separada por alta e baixa. Os Lasers de alta potência possuem o efeito fototérmico (geração de calor), o qual leva a destruição de tecidos, sendo muito utilizado em cirurgias, remoção de pelos e tatuagens, peeling facial, assim como para uso industrial (cortes e soldas) devido a sua alta precisão e capacidade destrutiva. Já os Lasers de baixa potência, tipicamente produzidos a partir de Diodos Laser, são utilizados na laserterapia, queao invés de gerar aquecimento realiza processos
fotoquímicos e fotofísicos, dentre os quais se encontram o aumento da atividade celular, aumento da produção de colágeno, alivio da dor, aumento das atividades dos linfócitos que fortalecem o sistema imunológico, entre outros.
A TFD (Terapia Fotodinâmica) é um exemplo de um dos tratamentos em ascensão que utiliza os Diodos Laser. Neste processo ocorre uma reação química entre um agente fotossensível do tecido-alvo e uma fonte de luz com comprimento de onda específico que ativa a reação. Como esses agentes atuam apenas em certas regiões, os tecidos adjacentes a esses lugares não recebem nenhum dano, o que torna a TFD eficaz notratamento do câncer, psoríase, artrite
reumatoide, parasitoses, acne, periodontite e muitos outros, apresentando um ótimo resultado, inclusive estético, para o paciente.
O avanço da tecnologia Laser ainda está em expansão, com diversos processos sendo desenvolvidos. Um deles é o Laser Femtosegundo, o qual apresenta como principal característica a emissão de um pulso muito rápido (menos de um quadrilhão de segundo). Apesar de aindaapresentar um alto custo, esse componente possui grande eficiência e um futuro promissor, em virtude de suas melhorias (mais seguro, preciso e possibilita cortes mais finos) nas áreas médica, de processamento de materiais e imagens, espectroscopia, entre outras.
A HTMG, ao acompanhar o desenvolvimento da tecnologia dos produtos de seus clientes, disponibiliza grande variedade de especificaçõesde Diodos Laser, muitos em estoque local, disponíveis para pronta entrega, além do fornecimento de soluções customizadas para cada necessidade.