Serviços

Em busca do gerenciamento total da qualidade (TQM), da padronização, eficiência e preservação do ambiente, a indústria mundial vem se cercando de inúmeros procedimentos padrões, certificações e normas, algumas de abrangência global, outras específicas a setores ou territórios.

ISO-9000, ISO-14000, TS-16.949, O.S., ASTM, NACE, IPC, MIL SPEC, MAS, NEMA, ASME, QQ-S, PPAP, ANVISA, HROS e muitas outras siglas fazem hoje parte da rotina diária das empresas, requerendo pleno entendimento das partes envolvidas, de forma a assegurar processos estáveis e evitar a perda de tempo com não conformidades.

A HTMG dispõe de área da qualidade, responsável por coordenar necessidades, expectativas e capacitações de clientes e fornecedores associados, auxiliando-os nos processos de desenvolvimento, qualificação e acompanhamento do suprimento, sempre em conformidade com padrões e normas requeridas ou acordadas entre as partes.

Por meio de sua assessoria jurídica e contando com inúmeras bem-sucedidas experiências passadas, a HTMG e as partes envolvidas em potenciais acordos e transações materializam precisos, consistentes e legalmente contratos internacionais reconhecidos.

Long Term Agreements (LTAs), Non-Disclosure Agreements (NDAs), Contratos de Compra e Venda, Licenças e Associações são alguns dos inúmeros exemplos.

A produção de cada produto e cada segmento específico de mercado requer abordagens administrativas, de suprimentos e logísticas próprias, que respondam às peculiaridades do setor, tempo de resposta disponibilizada pelos fornecedores e requerido pelos clientes finais, tempo de trânsito e nacionalização, preferências do gestor e inúmeras outras variáveis.

Reconhecendo tais necessidades específicas, a HTMG oferece também a distribuição local dos componentes e matérias-primas de alto desempenho de seus fornecedores associados, proporcionando a revenda local de itens utilizados por múltiplos usuários, ou por meio de contratos de estoque de segurança para itens especiais e exclusivos.

Dois terços das transações internacionais se concentram entre as grandes transnacionais. Executivos e funcionários destas corporações buscam pela qualidade e segurança de transações e produtos, optando por empresas de grande porte e que ofereçam serviços locais, com adequado entendimento às especificidades do cliente, em conformidade com as exigências legais e tributárias do país destinatário dos produtos, assim como padrões e normas técnicas de cada indústria. E a HTMG tem este objetivo, respondendo integralmente a estas expectativas, disponibilizando de forma completa todas as informações e capacitações de seus fornecedores associados aos seus clientes regionais.

Apesar da abundância em dados de várias formas e fontes, típicas da era da informação, líderes e gestores permanecem mais do que nunca em busca de definições claras sobre os fatores influenciadores, tendências e dinâmicas dos nichos em que atuam, assegurando direcionamento seguro de suas evoluções no setor. Seja pelo gigantismo das grandes corporações, com difícil fluxo de informação interdepartamental ou de acesso direto ao mercado, seja pelos limitados recursos financeiros e estruturais das pequenas e médias empresas.

Clientes e associados da HTMG contam com parceiro intensamente conectado com o mercado, usufruindo de inúmeras sinergias de fornecedores, produtos e usuários finais, transitando pelos diferentes teatros de operação e personagens da indústria.

Seja qual for o modelo de gestão, a prioridade financeira ou administrativa adotada pelos clientes locais, a HTMG dispõe de soluções eficazes e criativas para maximizar os resultados pretendidos.

Reconhecendo as novas tendências e vantagens da abordagem relacional proposta pela filosofia TPS – “Lean Production”, empresas locais contam com essas soluções para introduzir suas estratégias de integração, com reduzido número de fornecedores, confiáveis e de longo prazo (single or dual sourcing), compras direcionadas à qualidade (TQM) e “Pull System”.

Delivered Duty Paid (DDP)

Seja via embarques predefinidos do fornecedor ao cliente, ou composição de estoques reguladores locais para entregas “Just-in-Time” (JIT), em que a HTMG se encarrega de todos os procedimentos logísticos, desembaraço aduaneiro e pagamento antecipado de tributos, disponibilizando as mercadorias na fábrica do cliente, conforme as necessidades de produção do período e já faturadas na moeda local.

Esta sistemática oferece máxima simplicidade de processo e tempo de resposta nas entregas entre 4 e 8 horas, com eliminação dos riscos de atraso de produção, trânsito ou processos alfandegários.

Delivered Duty Unpaid (DDU)

Disponibilização de estoques reguladores em armazéns alfandegados (EADI) próximos aos clientes, permitindo que estes façam suas nacionalizações (importações) em lotes parciais, reduzindo níveis de inventário em suas fábricas e só fazendo frente aos custos tributários e de pagamento das mercadorias efetivamente utilizadas em produção. Esta sistemática oferece a composição de custos mais competitivos para demandas de maior valor agregado, com a otimização dos processos logísticos e de desembaraço aduaneiro, redução de custos financeiros e de inventário, com tempo de resposta nas entregas entre 48 e 72 horas.

Embarques diretos do fornecedor internacional (EXW, FOB ou CFR)

Originários de estoques de segurança no exterior, conforme contratos de fornecimento e programação de entregas.

Com o módulo “Autosserviço” do “HTMG Website”, clientes e fornecedores podem acompanhar os estágios de trânsito das mercadorias, níveis de estoque e outras informações relevantes à boa administração de seus suprimentos e planejamento de produção.

As mutantes regras de comércio internacional dos países em desenvolvimento tornam, muitas vezes, complexos os processos de importação e exportação, somados a aspectos como: licenças para importar/exportar, aprovações de crédito, lotes mínimos de produção, barreiras administrativas internas das empresas, normas técnicas, legislações ambientais etc.

A HTMG está preparada para atender clientes locais disponibilizando:

  • Matérias-primas e componentes localmente;
  • Promovendo operações de “trading” internacional;
  • Auxiliando-os nos processos de exportação de seus produtos finais, de forma a se beneficiarem de condições especiais no exterior;
  • Identificando e promovendo incentivos fiscais locais, como “drawback”, exportação temporária, beneficiamento;
  • Como também na recuperação de resíduos industriais, sucata e outros.

A HTMG oferece serviços integrados e respostas completas proporcionando a integração de competências que os auxiliem na solução de qualquer que seja o desafio tradicional ou evento imponderável por meio de sua rede de trabalho às necessidades da sua empresa. Seja pela falta de flexibilidade dos sistemas ou estruturas das grandes corporações, sejam as pequenas ou novas empresas com recursos limitados ou em formação, organizações de todo o mundo estão sempre em busca de provedores de serviços especializados, oferecendo a integração de outras competências que os auxiliem na solução de qualquer que seja o desafio tradicional ou evento imponderável.

Integrada a empresas de trading internacionais, tradicionais escritórios advocatícios, seguradoras, despachantes aduaneiros, corretoras de câmbio, agentes embarcadores, confiáveis escritórios contábeis, distribuidores independentes, tributaristas, armazéns alfandegados ou públicos, a HTMG dispõe de completa malha de serviços para atendimento às mais exigentes e desafiadoras demandas presentes e futuras.

A crescente complexidade da indústria de alto desempenho, a multiplicidade de variáveis e opções tecnológicas, componentes e fornecedores alternativos possíveis, potenciais usuários, constante mutação e diversidade de papéis na cadeia de suprimento e os inúmeros influenciadores e tomadores de decisão no processo tornam muitas vezes desconhecidas, inacessíveis ou invisíveis as mais adequadas soluções técnicas já disponíveis no mercado.

Cabe à HTMG promover a necessária comunicação em duas vias, oferecendo aos usuários e provedores de soluções o acesso às informações objetivas que leve à seleção das opções mais adequadas. É neste contexto em que o marketing industrial oferece sua contribuição relevante, seja pelo contato pessoal qualificado e promoção de eventos de intercâmbio técnico, seja por mecanismos eletrônicos como:

  • Poderoso banco de dados, contendo os principais responsáveis técnicos das diversas organizações participantes do network de relações da empresa nos mercados Aeroespacial, Automotivo, Automação, Energia, Equipamentos Médicos, Equipamentos Militares & de Segurança, Telecomunicações e O&G;
  • PCTS (Promotional Communication Towards Suppliers), fornecedores potenciais são informados a respeito de novos desenvolvimentos ou evoluções de produtos em determinados mercados, convidando-os a participar com novas soluções tecnológicas, participação ou promoção de eventos (reuniões técnicas, workshops, seminários, feiras etc.), envolvimento em projetos de engenharia simultânea e apoio imediato aos desenvolvimentos dos clientes locais;
  • GETB (HTGM Technical Review), direcionamento de informações técnicas interativas de interesse específico, endereçadas a engenheiros e especialista de mercados correlatos, permitindo conectividade e acesso pleno à ampla base de dados complementares sobre os temas propostos.

Independentemente da grande evolução dos meios de comunicação eletrônica, das capacitações linguísticas e do próprio processo de globalização, o conhecimento humano e o relacionamento pessoal continuam a representar papel determinante no sucesso de quaisquer negociações. A simples troca de e-mails, as teleconferências ou mesmo as reuniões pessoais, não são suficientemente eficazes quando não se tem a noção exata das relações de poder dentro das organizações, das diferenças culturais, do entendimento das personalidades, dos valores, das prioridades individuais e dos estilos negociais, além das próprias relações pessoais diretas e indiretas.

Contando com a conexão pessoal, local e frequente junto aos usuários finais dos produtos, nos mercados-alvo, a HTMG dispõe também do claro entendimento do fluxo de comunicação em seus fabricantes associados, assim como em suas diferentes unidades fabris, linhas de produtos, capacidades, limitações, complementariedades e sinergias com demais integrantes do grupo, permitindo alcançar melhores resultados para as partes envolvidas.

A adequada compreensão do seu cliente e expansão de negócios, a promoção e a pronta resposta ao entendimento das necessidades específicas da organização; o profundo conhecimento das inúmeras variáveis relacionadas ao mercado em que a empresa está inserida, incluindo e não se limitando à identificação dos participantes do mercado, das forças competitivas potenciais e atuantes; o reconhecimento da cadeia de suprimento expandida e as regras preestabelecidas entre as partes; os modelos típicos de gestão de relacionamento de clientes e seus fornecedores (CRM & SRM), bem como o entendimento dos fatores críticos de sucesso daquele segmento são elementos fundamentais e que se bem pesquisados e analisados promovem ações eficientes e eficazes para o sucesso das empresas.

A HTMG tem sido frequentemente reconhecida por empresas locais e de outros países, associadas ou não, pela sua experiência e conexão de mercados por meio da contratação de seus serviços para a coleta de dados e análise de mercados-alvo, suportando as decisões estratégicas dessas empresas.

Resultado da constante atualização de seus “Technological Road Maps”, por meio da análise de cenários e tendências tecnológicas em cada um dos segmentos de mercado atendidos, a HTMG está permanentemente pesquisando quais serão os componentes e matérias-primas integrantes dos produtos em desenvolvimento, e que estarão em produção nos próximos anos. Trata-se de exercício fundamental à definição dos investimentos e associações futuras da empresa, exigindo amplo rastreamento global em busca dos fornecedores líderes tecnológicos e mais qualificados para cada segmento e aplicação.

“Global Search” é o mecanismo exclusivo de busca de produtos e fornecedores da HTMG. Conectado aos vários fabricantes associados e subsidiárias ao redor do globo, esta ferramenta, além de atender às necessidades permanentes da própria empresa, assiste também a seus clientes em diversas localidades, na identificação de melhores parceiros futuros, seja quando em processo de novos desenvolvimentos ou substituições de fornecedores atuais.

A padronização da língua inglesa como ferramenta de comunicação nas transações internacionais, os aspectos culturais das diversas nacionalidades e os distintos modelos gerenciais das corporações representam importantes desafios na comunicação, administração e sucesso das transações entre empresas e operações transnacionais. Por isto, ao longo dos últimos anos, a HTMG vem investindo na formação e constante treinamento de profissionais. Capacitando-os não só ao cumprimento de suas funções operacionais, mas também ao entendimento das necessidades específicas dos seus clientes e suas repercussões nas complexas estruturas das organizações. Reconhecendo e convivendo com particularidades culturais das mais diversas nacionalidades com que opera, assim como considerando as prioridades gerenciais das diferentes corporações envolvidas.

Utiliza-se a abordagem científica para a compatibilidade e sintonia cultural e corporativa, com adequada interpretação de eventos; orientação às partes envolvidas e a tradução nos canais de comunicação, maximizando resultados técnicos e comerciais, reduzindo assim, significativamente, as ocorrências de relacionamento e qualidade.

  • Redução do tempo de desenvolvimento e disponibilização final do produto para o mercado (“time to market”);
  • Simplificação do projeto;
  • Sugestões de alternativas e substituição de materiais ou componentes;
  • Metodologia de Projeto por Custo (“Design to Cost & Target Costing”);
  • Diagnóstico e pareceres para o aperfeiçoamento relacionados ao projeto;
  • Ideias para produção mais eficiente.

São algumas das inúmeras razões pelas quais empresas de todo o mundo vêm contando com a participação ativa de nossos fornecedores chaves, na concepção ou evolução de produtos (“Early Supplier Involviment”), por meio das estratégias de “co-design”, “co-development”, “sequential development”, “simultaneous engineering” ou “co-making”, de forma a obter melhorias totais de desenvolvimento, redução de custos, aumento de produtividade e pronta resposta ao mercado.

Plenamente ambientados a estas práticas, e dispondo de competências multidisciplinares oferecidas pelo treinamento junto aos seus vários fornecedores associados, os engenheiros da HTMG vêm atuando junto a inúmeras empresas locais, apoiando desenvolvimentos de produtos em diversificados mercados.

Reconhecendo a importância do foco nas áreas de competência (“core business”), enfatizada pela administração contemporânea, fabricantes de diversificados mercados vêm contando com a experiência em gestão de negócios internacionais e envolvimento com empresas líderes em componentes e matérias-primas de tecnologia da HTMG, como suporte à avaliação e decisão de quais itens convêm produzir internamente (integração vertical) e quais terceirizar (“outsourcing”).

  • Identificação dos riscos associados e oportunidades de ambas as alternativas (financeira, humana, organizacional, tecnológica etc.);
  • Comparação do custo de produção interna com o custo transacional de compra;
  • Definição do custo total de propriedade (TCO), incluindo os custos de concepção, qualidade, manutenção, garantia, transporte, ambiental, etc;
  • Análise estratégica e do retorno sobre os ativos (RONA) dos itens em questão.
Fale conosco no WhatsApp
+55 (19) 98118-0745