Atuadores Piezo Cerâmicos


Os Atuadores Piezo Elétricos convertem um sinal elétrico em precisos deslocamentos físicos, proporcionando movimentos de alta precisão a ferramentas de usinagem, de lentes e espelhos. São também utilizadas no controle de válvulas hidráulicas, no acionamento de bombas de baixo volume (ex. impressoras “inkjet”), em motores especiais e inúmeros outras aplicações.

Existem diferentes tipos de Atuadores Piezo Elétricos. Os construídos através do empilhamento de elementos cerâmicos piezo elétricos discretos ou co-fundidos, são utilizados em equipamentos que proporcionam micro posicionamento, estabilização mecânica, controle de vibração, para fibras-óticas ou para diversos outros propósitos. Ambas as construções são disponibilizadas no formato natural (recoberto apenas de material isolante), ou encapsulado em aço inoxidável, protegendo-o contra danos mecânicos e dos efeitos ambientais.

  1. Modelo Unimorph

    O atuador Unimorph é construído por colagem de uma fina peça de cerâmica piezo a um substrato inativo. A energização desse conjunto leva à deformação de toda a estrutura.

  2. Modelo Bimorphs

    São construídos através de colagem de duas ou mais peças de cerâmica piezo em conjunto para que as alterações no comprimento das duas unidades possam produzir movimentos relativamente grandes. Construído por duas chapas de expansão transversais unidas de forma que a tensão aplicada aos eletrodos faz com que as chapas se deformem em direção opostas, resultando em uma ação de flexão. O deslocamento do Bimorph em resposta a tensão aplicada é então multiplicada, sendo muitas vezes maior do que o deslocamento de uma placa única. Assim os Bimorphs atuam como alavancas, oferecendo maior deslocamento.

  3. Atuador Stacks

    Estes são vários elementos piezo elétricos ligados mecanicamente em serie e eletricamente paralelos. O deslocamento de cada elemento é somado ao deslocamento total e o deslocamento de toda a pilha é igual a soma dos deslocamentos individuais. Stack são utilizados em aplicações que requerem grandes deslocamentos.

Compartilhe